Quem é músico ou possui habilidades com algum instrumento de corda sempre sonhou em comprar uma guitarra Fender, um violão Jasmine Takamine, dentre outros.
Tais instrumentos são importados e incidem tarifas de importação sobre tais produtos.
Em abril de 2021, o Governo Federal, reduziu a tarifa de importação de instrumentos musicais de corda de 18% (dezoito por cento) para 5% (cinco por cento).
A desoneração recaiu no NCM 9202.90.00, aprovado pela CAMEX (Secretaria Executiva da Câmara do Comércio Exterior).
A medida entrou em vigor na data de 27 de abril de 2021.
Assim, violões acústicos e elétricos, ukuleles, violinos, cellos, violas, harpas e outros instrumentos de cordas terão redução na tarifa de importação, que poderá ser sentida no decorrer do ano.
Você sabia que o piano também é um instrumento de corda? Isso mesmo. Segundo a classificação Hornbostel-Sachs ele pertence à família das cordas, como guitarras e violinos.
A Medida também contemplou a importação de Skates, que deve redução de 20% (vinte por cento) para 2% (dois por cento).
Até a próxima!
Autor: Emanuel Piccoli
29 Comentários
Olá prezado Emanuel!
Sou violoncelista e a qualidade do meu instrumento musical era muito baixa, sempre vi violoncelos com case na China pelo site Aliexpress e consegui comprar um antes do remessa conforme onde fui taxado em apenas 15%, agora com o remessa conforme os instrumentos dobraram de preço. Eu pensei que poderia empreender nesse ramo de instrumentos de corda, uma vez que mal comprei e vendi esse meu violoncelo por quase o dobro do preço por uma necessidade financeira. Se eu abrisse uma empresa, sabe quantos % de imposto eu pagaria para importar um violoncelo com um case para o Brasil?
Bom dia, Ricardo.
Informamos que iremos responder ao seu questionamento via e-mail, em face ao conteúdo pessoal que solicitou.
Agradecemos o seu contato.
Obrigado!